domingo, 27 de janeiro de 2013

2005 - A Fantástica Fabrica de Chocolates



"Willy Wonka (Johnny Depp) é o excêntrico dono da maior fábrica de doces do planeta, que decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império. Cinco crianças de sorte, entre elas Charlie Bucket (Freddie Highmore), encontram um convite dourado em barras de chocolate Wonka e com isso ganham uma visita guiada pela lendária fábrica de chocolate, que não era visitada por ninguém há 15 anos. Encantado com as maravilhas da fábrica, Charlie fica cada vez mais fascinado com a visita."


Sinopse 


Charlie é um garoto pobre que vive com seus pais e avós numa pequena e miserável casa (provavelmente em Londres). Ele é um grande fã de chocolate, doce que ganha apenas uma vez por ano, e de seu maior fabricante, Willy Wonka, cuja fábrica é enorme, enigmática e muito perto de sua casa. 

A família tem trabalhado muito desde que o pai de Charlie (Noah Taylor) perdeu seu emprego na fábrica de pasta de dentes. Eis que Willy Wonka lança uma estranha promoção: em cinco de suas Barras Wonka, havia convites dourados, que davam a quem os achasse o direito de passar um dia visitando a fábrica. Charlie, então, abre seu presente anual mais cedo, mas não consegue encontrar o Convite Dourado. 

A primeira criança a encontrar o Convite Dourado é Augustus Gloop, que mora em Düsseldorf, Alemanha. Era de se esperar que Augustus ganhasse o Convite Dourado, já que come tanto por dia. A segunda pessoa a achar o convite foi Veruca Salt, residente de Buckinghamshire, Inglaterra. Veruca sempre consegue tudo o que quer, e atazanou o pai até conseguir um Convite. Porém, não foi o senhor Salt que o deu, nem a senhora Salt, mas sim as pobrezinhas das empregadas da fábrica de nozes do senhor Salt. A terceira ganhadora foi Violet Beauregarde que vive em Atlanta, Geórgia, e que tem entre seus hábitos a luta de caratê e a arte de mascar chiclete. Em suas palavras e nas de sua mãe ela "é uma vencedora". O fato dela, com apenas 10 anos, ter 263 troféus e medalhas é impressionante. O que ela parece mais gostar é o recorde mundial de mascar mais chicletes (o seu recorde foi de 3 meses seguidos). O quarto ganhador foi Mike Teavee, que mora no Denver, Colorado. Mike é um garoto prepotente, mal-humorado e metido a sabe-tudo, além de ser viciado em televisão e videogames e não mostra nenhum interesse por ter ganho um Convite Dourado. O menino encontrou o convite com contas complicadas, resultando na compra de apenas um chocolate. 

Ao que parecia, o último convite foi achado por uma pessoa da Rússia, mas descobriu-se que o convite era falso - exatamente na hora em que Charlie encontrava o último convite e saía correndo para a casa de seus pais. Uma mulher para ir a fábrica resolveu dar US$500,00 de presente para ele em troca do convite. 

Charlie iria vender o convite para a mulher, mas por insistência da família resolveu não o fazer, e ir à fábrica. O horário de comparecimento à fábrica era 10 horas da manhã do dia seguinte. 

Na Fábrica de Chocolate de Wonka, as crianças conhecem Willy Wonka e seus estranhos empregados, os Oompa-Loompas de apenas cerca de 30 centimetros de altura. Na Fábrica, cada uma das crianças egoístas recebeu um castigo, e uma música, composta pelos Oompa Loompas. O primeiro a ir embora é Augustus Gloop, ao cair na cachoira de chocolate. A segunda é Violet Beauregarde, ao mascar um chiclete em fase de testes na sala de invenções. A terceira foi Veruca Saltquando tentou capturar um esquilo na sala de nozes. O quarto foi é Mike Teavee na sala que ele próprio escolheu (é que foi na sala de televisão). Só sobrando então Charlie. 

Charlie ganhou a Fábrica, mas a recusou, já que não poderia levar sua família. Apos a recusa e com Willy enfrentando problemas em sua fabrica, Charlie o ajudou a resolver os problemas com seu pai, o Dr. Wilbur Wonka (Cristopher Lee). No fim, Willy refaz a proposta sobre a fabrica a Charlie que aceita leva toda sua família junto para viver com ele e Willy Wonka na fabrica. A vida nunca foi mais doce.



Título Original: Charlie and the Chocolate Factory
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 106 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 22 de julho de 2005
Site Oficial: http://wwws.br.warnerbros.com/movies/chocolatefactory/
Estúdio: Warner Bros. / Village Roadshow Pictures / The Zanuck Company / Plan B Entertainment
Distribuição: Warner Bros.
Direção: Tim Burton
Roteiro: John August, baseado em livro de Roald Dahl
Produção: Brad Grey e Richard D. Zanuck
Música: Gardner DeAguiar, Jesse Shaternick, Manuel Ignacio, Danny Elfman e RaVani Flood
Fotografia: Philippe Rousselot
Desenho de Produção: Alex McDowell
Direção de Arte: François Audouy, Sean Haworth, James Lewis, Andy Nicholson, Kevin Phipps, Stuart Rose e Leslie Tomkins
Figurino: Gabriella Pescucci
Edição: Chris Lebenzon
Efeitos Especiais: Digital Domain / Framestore CFC / Neal Scanlan Studio / The Moving Picture Company / Cinesite Ltd.

Elenco

Johnny Depp (Willy Wonka)
Freddie Highmore (Charlie Bucket)
David Kelly (Vovô Joe)
Helena Bonham Carter (Sra. Bucket)
Noah Taylor (Sr. Bucket)
Missi Pyle (Sra. Beauregarde)
James Fox (Sr. Salt)
Deep Roy (Oompa Loompa)
Christopher Lee (Dr. Wonka)
Adam Godley (Sr. Teavee)
Franziska Troegner (Sra. Gloop)
AnnaSophia Robb (Violet Beauregarde)
Julia Winter (Veruca Salt)
Jordon Fry (Mike Teavee)
Philip Wiegratz (Augustus Gloop)
Liz Smith (Vovó Georgina)
Eileen Essell (Vovó Josephine)
Nitin Chandra Ganatra (Príncipe Pondicherry)
Shelley Conn (Princesa Pondicherry)
Chris Cresswell (Prodnose)
Philip Philmar (Slugworth)
Harry Taylor (Sr. Gloop)
Francesca Hunt (Sra. Salt)

Curiosidades

No filme de 1971, Willy Wonka and the Chocolate Factory, a fábrica reabriu depois de 3 anos, mas no filme de 2005 a fábrica reabriu após 15 anos.
No filme de 1971, o pai de Charlie tinha morrido ainda quando o garoto era criança. No filme de 2005, o pai de Charlie está ainda vivo. O filme de 2005 segue o livro, onde o pai do Charlie também era vivo.
No filme De 1971, Charlie e seu Avô tomam a "Bebida Mágica", mas no filme de 2005 eles não tomam nada. O filme de 2005 segue o livro nesta parte e Charlie e o Avô não fazem nada de errado.
O livro, o pai e a mãe de cada criança acompanhou os filhos na visita à Fabrica do Sr.Wonka, exceto Charlie que vai acompanhado pelo avô, mas elas podiam ser acompanhadas por duas pessoas. Já nos filmes de 2005 e 1971, apenas um adulto pode acompanhar o filho, o pai ou a mãe, ou algum parente.
 A interpretação do Willy Wonka de Johnny Depp é muito parecida com o também excêntrico cantor Michael Jackson, tanto em vestes, gestos, palidez, e excentricidade.
No filme de 1971, Mike Teavee é acompanhado pela mãe, e no de 2005, pelo pai. O mesmo acontece com Violet, que no de 1971 vai com o pai, e no segundo, com a mãe.
 No filme de 1971, Willy permite a Charlie morar na fábrica com toda a sua família, ja no filme de 2005, Willy permite apenas que Charlie more sozinho na fábrica, ele não permite que Charlie leve sua família também.
Martin Scorsese, Gary Ross, Rob Minkoff e Michael Caton Jones estiveram cotados para dirigir o filme. Robin Williams, Dustin Hoffman, Nicolas Cage, Steve Martin, Christopher Walken e Michael Keaton estiveram cotados para interpretar o personagem Willy Wonka.
Este é o 4º filme em que o diretor Tim Burton e o ator Johnny Depp trabalham juntos.
Em entrevistas Johnny Depp declarou que se inspirou na fase de reclusão do diretor Howard Hughes e também no glamour dos astros de rock dos anos 70 para compôr o personagem Willy Wonka.
Este é o 3º filme em que o diretor Tim Burton e a atriz Helena Bonham Carter trabalham juntos.
Este é o 2º filme em que o diretor Tim Burton e o ator Christopher Lee trabalharam juntos.
Johnny Depp ficou tão impressionado com o desempenho de Freddie Highmore em Em Busca da Terra do Nunca (2004) que convenceu o diretor Tim Burton a dá-lo o papel de Charlie Bucket.
O personagem Dr. Wonka foi criado especialmente para o filme, na intenção de dar ao personagem Willy Wonka um pouco de história familiar.
A Nestlé providenciou 1850 barras de chocolate verdadeiro para os sets de filmagens. Foram usados 206.563 galões de chocolate falso para compor o rio de chocolate.

Premiações

Oscar
Indicado na categoria de "Melhor Figurino".
Globo de Ouro
Indicado na categoria de "Melhor Ator - Comédia ou Musical" (Johnny Depp).


Nenhum comentário:

Postar um comentário