sábado, 26 de janeiro de 2013

1991 - Edward Mãos-de-Tesoura


"Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora da Avon que acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp), um jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha e que na verdade foi criado por um inventor (Vincent Price), que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos, mas ele dá vazão à sua solidão interior ao podar a vegetação em forma de figuras ou esculpir lindas imagens no gelo. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros."

Sinopse

Edward é a 'criação' de um velho inventor, que vem a falecer antes de ter chance de terminar seu último trabalho, um homem de carne e osso, deixando-o sem nenhuma das mãos e completamente sozinho, na mansão sombria onde somente os dois moravam. No lugar das mãos existiam tesouras com as quais esculpia e cuidava do jardim da mansão. Algum tempo depois, uma senhora muito simpática e atenciosa, chamada Peg, que trabalha vendendo produtos cosméticos, decide ir visitar a mansão de aparência meio sombria, para tentar vender seus produtos, mansão essa que ficava um pouco afastada da cidade. Ao entrar na mansão, depara-se com Edward e perceber que o rapaz estivera completamente sozinho durante muito tempo, Peg não consegue abandoná-lo lá e resolve levá-lo para passar um tempo na cidade, junto com a família dela, o que causa muita agitação por parte de seus vizinhos.
Edward se torna 'celebridade' e por algum tempo, todos disputam sua atenção e parecem gostar de sua excentricidade. Até Kim, a filha mais velha de Peg, por quem ele se apaixona à primeira vista e que não gosta do rapaz, logo de primeira, passa a enxergar algo especial nele, o que não agrada seu namorado, Jim. Contudo, toda essa euforia ao redor de Edward não dura muito tempo. Jim quer assaltar uma casa e resolve se passar por amigo de Edward, para usar as mãos de tesoura do rapaz para abrir as portas da casa. Ao entrar na casa o alarme dispara e todos fogem, deixando Edward sozinho, Kim tenta convencer seu namorado em voltar mas ele não o faz. A Policia chega e leva Edward preso. Peg consegue explicar todo o mal entendido para os policiais mas, depois do acontecido a cidade inteira se volta contra ele, com a exceção de Kim, que sabe que ele nunca fizera nada de mal e o defende. Edward, que já estava farto de tanta confusão, resolve fugir, mas novos conflitos fazem com que ele seja perseguido pelos habitantes da cidade, pela polícia e, seja tocado para fora de lá, de volta à sua mansão. Jim, o maior opositor de Edward, decide ir atrás dele e matá-lo, após ser rejeitado por Kim, que o segue e tenta impedi-lo. Trava-se, na mansão de Edward, uma luta entre os dois, que termina com a morte de Jim, quando ele cai da janela do sótão da mansão. Kim tem a ideia de forjar uma história de que Edward e seu ex-namorado mataram um ao outro, para que ele não seja preso. Assim, os dois se despedem e Kim leva consigo as tesouras reserva de Edward, como prova de sua morte, para os habitantes da cidade, que aguardavam apreensivos, fora da mansão.


Título Original: Edward Scissorhands
Gênero: Fantasia , Comédia , Romance
Tempo de Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 14 de fevereiro de 1990
Estúdio: 20th Century Fox
Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation
Direção: Tim Burton
Roteiro: Caroline Thompson, baseado em estória de Caroline Thompson e Tim Burton
Produção: Tim Burton e Denise Di Novi
Música: Danny Elfman
Direção de Fotografia: Stefan Czapsky
Desenho de Produção: Bo Welch
Direção de Arte: Tom Duffield
Figurino: Colleen Atwood
Edição: Richard Halsey
Efeitos Especiais: Dreamstate Effects / Stan Winston Studio

Elenco

Johnny Depp (Edward Mãos de Tesoura)
Winona Ryder (Kim Boggs)
Dianne Wiest (Peg Boggs)
Anthony Michael Hall (Jim)
Kathy Baker (Joyce Monroe)
Robert Oliveri (Kevin Boggs)
Conchata Ferrell (Helen)
Caroline Aaron (Marge)
Dick Anthony Williams (Oficial Allen)
O-Lan Jones (Esmeralda)
Vincent Price (Inventor)
Alan Arkin (Bill Boggs)
John Davidson (Apresentador de TV)
Linda Perri (Cissy) 

Curiosidades

Este é o primeiro em que o ator Johnny Depp e o diretor Tim Burton trabalham juntos. Na vida real, Burton e Depp são grandes amigos. 
Foi um dos primeiros papéis no cinema de Johnny Depp, que já demonstra sua preferência por personagens estranhos e desajustados.
Este foi o último filme de Vincent Price, que morreu três anos depois; curiosamente, o seu personagem morre na sua última cena.
Tom Cruise e Robert Downey Jr. foram considerados para o papel-título. Michael Jackson também demonstrou sério interesse no papel.
O cantor e falecido Michael Jackson, comprou as famosas mãos de tesoura, usadas por Depp no filme, mais tarde elas foram postas a venda para um leilão beneficente realizado por Jackson.
As mãos de tesoura utilizadas por Depp no filme foram a leilão no dia 24 de junho de 2009 e foram arrematadas por US$ 16 mil, os organizadores do leilão esperavam arrecadar apenas US$ 5 mil pelo artefato.
O primeiro papel cinematográfico de Johnny Depp foi no filme A hora do pesadelo. Seu personagem morre retalhado pelas luvas com lâminas de Freddy Krueger, muito semelhantes às mãos-de-tesoura de Edward. 
Tim Burton nomeou Edward devido à semelhança com o nome Ed Wood, cineasta cuja biografia ele filmaria em 1994, com Depp no papel principal. 
O filme é uma fábula moderna, inspirada em antigas histórias de terror, como Frankenstein, A bela e a fera e O fantasma da ópera, onde as personagens, que como Edward são bondosos e ingênuos, mas a incompreensão e o preconceito levam os personagens à reclusão e a comportamentos anti-sociais, que acabam por reforçar a impressão inicial que sua aparência causa. 
Nick Carter dos Backstreet Boys aparece no filme, à cena é quando um menino (ele) estava esbarrando em uma piscina cheia de água.. Quando Edward estava andando de carro com uma mulher. 
A inspiração de Johnny Depp foi o clássico Cabinet Of Dr. Caligari.
Ao longo do filme, as cicatrizes no rosto de Edward continuam mudando de tamanho e profundidade.
O primeiro esboço do filme foi escrito como um musical.
As esculturas gigantes que Edward cria no filme foram feitas com um corpo de metal e fios. Em seguida, foram colocadas folhas de plástico. Muitas das esculturas são significativamente mais altas do que os arbustos originais. 
A maquiagem de Johnny Depp levava 1:45 h para ficar pronta.
O filme foi gravado nos arredores de Tampa, na Flórida. Todas as casas do bairro foram pintadas. Durante as filmagens, os moradores ficaram hospedados em um motel local. 
Johnny Depp diz apenas 169 palavras durante todo o filme.
Johnny Depp teve de perder aproximadamente 11 kilos para interpretar Edward.
Tim Burton chegou a pedir para Robert Smith, vocalista da banda The Cure, compor a trilha sonora de Edward Mãos de Tesoura. O diretor enviou uma cópia do roteiro para o músico, mas Robert estava muito ocupado gravando o disco "Disintegration" e nunca tinha ouvido falar de Burton, então recusou a proposta. Danny Elfman (que também foi vocalista de uma banda popular dos anos 80, o Oingo Boingo) ficou responsável pela função. 
Tim Burton considera Edward Mãos de Tesoura o seu melhor filme.

Prêmios

OSCAR
Indicação
Melhor Maquiagem
GLOBO DE OURO
Indicação
Melhor Ator - Comédia/Musical - Johnny Depp           
           
                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário